
22º Festival PREAMP começa nesta sexta (21)
Faltam poucos dias para que os amantes da música pernambucana possam curtir a programação da Mostra Musical PREAMP, ação que encerra a 22ª edição do Festival PREAMP. Nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, o público conhecerá um recorte do que há de novo e o que há de consagrado na cena musical de Pernambuco. Ao todo, 18 shows gratuitos formam o line-up montado pelo PREAMP, que se inspirou no tema do ano, a frase “Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro”. Uma reflexão que resultou não apenas numa curadoria com grandes artistas do Estado, mas também um importante debate sobre as possibilidades de juntar as tradições culturais com o que há de mais tecnológico na hora de fazer arte.
Na sexta-feira (21), a partir das 18h, a 22ª edição do Festival PREAMP receberá no palco as atrações: Afoxé Oyá Alaxé, Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Zendo, Platônicca e Joyce Alane, com DJ Nadejda nos intervalos.
No sábado (22), a partir das 16h, a programação contará com um cortejo do Maracatu Nação Camaleão e convidados, com saída da Praça do Arsenal em direção ao palco no Cais do Alfândega. Em seguida, acontecerão os shows de Edun Ará Sang, Caetana, Briê, Voz Nagô, Etnia, Barbarize, Plugins e Otto fechando a noite, com discotecagem de DJ Infa Vermelho.
Segundo Fábio Cavalcante, coordenador geral do PREAMP 2025, os 22 anos de trajetória consolidam o festival como um ambiente democrático e de intercâmbio entre músicos e técnicos, reforçando o compromisso do festival com o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da música em Pernambuco.
“A proposta deste ano foi promover uma reflexão sobre a relação entre o passado e o futuro. Sobre a necessidade de preservarmos a identidade musical pernambucana, mas em paralelo explorarmos novos sons, formatos e métodos de produção, de distribuição e de consumo musical. A programação da Mostra Musical PREAMP – 2025 é um retrato dessa ideia, reunindo atrações que carregam nossas tradições ou que flertam com gêneros mais modernos. Mas todas de muita qualidade e com características marcantes que reforçam a potência da música pernambucana”, ressaltou Fábio Cavalcante.
CURADORIA – A Mostra Musical PREAMP – 2025 divulgou um edital aberto que contou com mais de 200 inscrições de artistas dos mais variados gêneros musicais. Por meio de uma curadoria formada por produtores e curadores convidados, o festival chegou às seis atrações que integram a programação: Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Caetana, Briê e Voz Nagô.
Elas receberão uma mentoria voltada ao desenvolvimento de suas carreiras artísticas com profissionais renomados. Além disso, as três mais bem pontuadas pela curadoria garantiram vaga na programação do Carnaval do Recife deste ano.
Dani Carmesim, que é cantora e compositora com mais de dez anos dedicados à música, foi uma das curadoras da mostra. Sua primeira vez participando de um festival do outro lado da história, desta vez na missão de analisar as atrações que estão na programação.
“Foi muito importante para mim também, como artista, como cantora, compositora, ter esse olhar mais técnico. O PREAMP sempre dá oportunidades para os artistas que estão começando e os que estão há muito tempo na estrada como eu. E fortalece a cena não só na questão de levar novas bandas ao palco, mas também na formação, no aprimoramento do trabalho técnico desses artistas”, comentou a artista, que compõe a curadoria da mostra junto a Renato L. e João Cavalcanti.
PREAMP 2025 – O Festival PREAMP 2025 teve início no dia 10 de fevereiro, e contou com fóruns, palestras e oficinas de formação ao longo dos dias. O evento é realizado pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem o apoio cultural do Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), UNIAESO, Compaz Recife, Museu Cais do Sertão, FriSabor, Babylon Station, Frutteto, Fino Nordeste Bolo de Rolo, MHZ Produções e Born Light.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA PREAMP 2025:
Sexta-feira (21)
18h – Afoxé Oyá Alaxé
19h – Jambre
19h50 – TremSete
20h40 – Marcelo Cavalcante
21h30 – Zendo
22h20 – Platônicca
23h40 – Joyce Alane
DJ Nadejda nos intervalos
Sábado (22)
16h – Maracatu Nação Camaleão (cortejo com convidados)
18h – Edun Ará Sangô
18h50 – Caetana
19h40 – Briê
20h30 – Voz Nagô
21h20 – Etnia
22h20 – Barbarize
23h20 – Plugins
0h20 – Otto
DJ Infa Vermelho nos intervalos