“Antene-se” se inspira no manguebeat com arte e sustentabilidade
Inspirada no manguebeat, movimento artístico que entrou em ebulição nos anos 90 e continua referencial para criações contemporâneas, a coleção “Antene-se”, da marca Agender, aplica arte e sustentabilidade à moda. Criada pelo estilista Anderson George, paraibano radicado no Recife, a coleção conta com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura — Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, e apoio do projeto Re-Farm Cria, da grife carioca Farm.
Arte, matéria-prima de que foi feito o manguebeat, está na coleção “Antene-se” através das contribuições feitas pelos artistas pernambucanos Adelmo Lins, Diego Martins e Matheus Neves, conhecido como Tchôca. Eles imprimiram, nas peças, estampas que ilustram suas visões sobre o movimento.
Sustentabilidade, temática em que tocou o manguebeat em sua estética, está presente nos bordados que levam resíduos têxteis descartados pelo Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Uma iniciativa que contribui para a redução do impacto ambiental desses excedentes nos rios.
Feita coletivamente, que nem foi o manguebeat, “Antene-se” tem peças com bordados assinados pelo Grupo Mulher Maravilha, associação que há 50 anos oferta trabalho a mulheres moradoras de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, atuando no fortalecimento social delas.
Com a coleção, o estilista Anderson George faz um movimento pela valorização da cultura e do fazer artesanal. Além disso, sua marca, a Agender, tem como propósito central criar roupas que vistam a diversidade de corpos, sem marcação de gênero, tamanho nem idade.
A Re-Farm Cria, que apoia a coleção, é uma iniciativa da marca carioca Farm, que em 2023 contemplou 20 projetos de todo o Brasil com relevância na moda, no âmbito da criatividade, da sustentabilidade ou da responsabilidade social. As peças estão disponíveis para venda no e-commerce agenderloja.com.br e também na loja MAPE – Moda Autoral de Pernambuco, no Armazém 11, Bairro do Recife.