Ateliê Iza do Amparo apresenta mostra coletiva
Os resultados artísticos da oficina Técnicas em Tecido – Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo estarão expostos ao público, a partir de sábado (21), às 16h, na casa-ateliê localizada no Sítio Histórico de Olinda. Durante três meses, de maio a julho deste ano, 13 alunos tiveram a criatividade aguçada e acrescentada pelos saberes e pelas técnicas compartilhadas pela artista Iza do Amparo e seus filhos, os também artistas Catarina do Amparo e Paulo do Amparo.
Alunos da oficina, Ângela Belfort, Babi Jácome, Beto Normal, Bia Melo, Íris Samandhi, Laurita Almeida, Luíza Carvalho, Maira Bruce, Marina Soares, Ourinho Goyanna, Paula Fonsêca, Rodrigo Grilli e Vi Marques vão exibir trabalhos que eles elaboraram ao longo dos módulos Serigrafia Artesanal, ministrado por Paulo do Amparo, Pintura Livre, oferecido por Catarina do Amparo, e Estamparia com Carimbos, partilhado por Iza do Amparo.
A oficina Técnicas em Tecido – Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo teve como proposta ampliar a compreensão dos participantes quanto às possibilidades de criação através de meios acessíveis e objetos disponíveis no cotidiano para o fazer e fruir artístico.
A jornalista Ângela Belfort, uma das participantes da oficina que vai expor suas criações, comenta que o mais interessante da experiência foi, por exemplo, transformar uma sola de sapato em carimbo para estamparia de tecidos – material e técnica difundidos por Iza do Amparo.
Inserido no Sítio Histórico de Olinda, onde gira uma economia particular em torno dos trabalhos de artistas e artesãos que fazem de suas casas espaços de arte, o Ateliê Iza do Amparo também busca apresentar essas possibilidades de criação “como um meio de trabalho e geração de renda, através da produção e comercialização de telas, camisas, utilitários de cama e mesa, entre outros”.
A oficina Técnicas em Tecido – Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo foi realizada com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).