Baseada em crônicas de Xico Sá, “Chabadabadá” estreia nesta sexta (27) no Canal Brasil
“Chabadabadá”, série protagonizada por Matheus Nachtergaele, estreia no Canal Brasil na sexta-feira, dia 27 de setembro, às 21h, em formato de maratona com seis episódios em sequência, que estarão disponíveis no Globoplay+Canais na data de estreia. A produção também será exibida na íntegra no domingo, dia 29 de setembro, às 18h, e sábado, dia 5 de outubro, às 22h30. Dirigida por Tuca Siqueira e Júlia Moraes e escrita por Anna Carolina Francisco, a produção se passa no Recife e conta a história do jornalista e cronista Quincas (Matheus Nachtergaele), que foi deixado pela sua mulher, Rita (Lalá Vieira), e se vê perdido. Enquanto tenta se recuperar, ele conhece Joana (Hermila Guedes), mas tem dificuldade de se permitir e encarar de frente suas emoções. A história é baseada em crônicas do livro homônimo do jornalista e escritor cearense Xico Sá.
Durante o processo de mudanças e descobertas, Quincas esbarra em histórias de amores e desamores de outros personagens – interpretados por atores locais, como Mário Sérgio Cabral, Aura do Nascimento, Mohana Uchôa e Maycon Douglas. Cada uma inspira suas crônicas e despertam reflexões sobre a complexidade dos relacionamentos no mundo contemporâneo que forçam o protagonista a rever sua masculinidade.
“‘Chabadabadá’ é um grande quebra-cabeça de pessoas tentando aprender a amar e também reflete como os papéis do feminino e do masculino estão se colocando hoje em dia no mundo. Ser um cara mais pra frente, garante uma qualidade de relacionamento? E as mulheres? Elas conquistaram o que queriam? Elas querem abrir mão dos seus homens? Que homens elas querem? O que sobrou agora para o amor? Qual é o novo amor? Acho que ‘Chabadabadá’ é uma dança de perguntas”, conta Matheus Nachtergaele.
Na série, seu personagem busca dialogar e questionar o espectador, em uma quebra da quarta parede, olhando com frequência para a câmera. Dessa forma, ele também revê seus próprios comportamentos e atitudes. “Em ‘Chabadabadá’ a quebra da quarta parede tem a ver com uma tradição do cinema que eu sempre fiz com o diretor Cláudio Assis. Quincas e a história com seus amores costuram todos os episódios da série. Cada protagonista, quando está no seu episódio de protagonismo, olha para a câmera. É como se fosse um direito que o protagonista do episódio tem: romper a ficção e falar com as pessoas”, explica o ator.
Sobre os episódios
A série tem seis episódios com duração de 30 minutos cada e aborda diversas temáticas que envolvem relacionamentos. No primeiro episódio, Quincas (Nachtergaele) sofre uma desilusão amorosa, é abandonado por sua companheira e passa os próximos dias entre bares e na internet. No segundo capítulo, ao conhecer a médica veterinária Joana (Hermila Guedes), ele se debruça em sua história e tenta enxergar uma segunda chance para o amor. Mafê (Aura do Nascimento) também vira uma companhia fiel do protagonista em um chat online.
No terceiro episódio, Quincas tenta ajudar seu melhor amigo Leandro (Mário Sérgio Cabral), que está sendo traído pelo marido. As dificuldades do “empreendedor das ruas” Kléber (Maycon Douglas) também são tema de um dos episódios. Assim como a decepção de Laura (Mohana Uchôa), amiga de Joana (Hermila), que tenta não desistir do amor. O sexto e último episódio traz uma reviravolta para Quincas e Joana.