“Besouro Azul” é a novela mexicana da DC com Bruna Marquezine
Um jovem mexicano à procura de emprego entra em contato acidentalmente com um artefato alienígena enquanto se apaixona por uma jovem milionária, em uma sequência de eventos que mudará para sempre não apenas sua própria vida, mas a de toda sua família. Não, essa não é a sinopse da próxima novela mexicana que vai estrear no seu serviço de streaming favorito, e sim a improvável origem do Besouro Azul, um herói lado B da DC Comics que tem tudo o que é preciso para ganhar seu coração.
Xolo Maridueña (“Cobra Kai”) dá vida a Jaime Reyes, um descendente de imigrantes que lida com as adversidades impostas a um jovem latino em uma cidade em processo de gentrificação. O carisma de Maridueña leva o espectador a sentir empatia instantânea por Jaime e sua família, e essa conexão acaba sendo um ponto central para o desenvolvimento do filme. A brasileira Bruna Marquezine rouba a cena em vários momentos ao interpretar Jenny Kord, filha de Ted Kord, o Besouro Azul original, e interesse romântico de Jaime.
Um filme para a família latino-americana
Em sua estreia no cinema mainstream, o diretor porto-riquenho Angel Manuel Soto acerta em cheio na criação de um ótimo filme de origem, que se apoia em clichês sem perder de vista seu público-alvo: “Besouro Azul” é o primeiro filme da DC com um protagonista latino, boa parte do longa é falada em espanhol, a trilha sonora é majoritariamente latina, assim como o elenco. A forma como as relações familiares são tratadas é bem diferente do que estamos acostumados a ver no cinema norte-americano e muito mais próxima da vivência da maioria dos brasileiros – a própria identidade do Besouro Azul só é secreta fora da casa dos Reyes, pois Jaime nem cogita manter um segredo tão importante sem incluir sua família.
Divertido e surpreendentemente honesto, “Besouro Azul” abre caminho para um novo universo DC, com efeitos especiais que não deixam nada a desejar, protagonistas que deixam o coração quentinho e uma infinidade de referências, tanto para os fãs dos quadrinhos como para quem acompanhou as novelas mexicanas dos anos 90, ou a TV dessa época, de modo geral.