Cinema pernambucano é destaque no Festival do Rio
O cinema pernambucano marcará presença no Festival do Rio 2024. A 26ª edição do evento, que ocorre entre 3 e 13 de outubro na Cidade Maravilhosa, inclui na sua programação três projetos de autores recifenses que evidenciam a riqueza e a pluralidade de estilos da produção audiovisual de Pernambuco. São eles: “Serra das Almas”, de Lírio Ferreira; “Lispectorante”, de Renata Pinheiro; e “Ainda Não é Amanhã”, de Milena Times.
Competindo na Première Brasil, Ferreira e Pinheiro promovem a estreia mundial de seus respectivos longas. Já Times participa da Competição Novos Rumos, seção que reconhece os novos expoentes do cinema brasileiro.
A seguir, conheça mais sobre cada um dos longas:
Diretor de “Baile Perfumado” e “Sangue Azul”, Lírio Ferreiro está de volta à direção com “Serra das Almas”. Estrelado por Julia Stockler, Mari Oliveira e Ravel Andrade, o longa de ação é centrado no reencontro de um grupo de amigos para a execução de um roubo de joias. Porém, quando o plano se prova uma catástrofe, os protagonistas se percebem vigiados por fantasmas do passado e passam a buscar uma maneira de se libertar.
Com David Santos, Jorge Neto, Pally e Vertin Moura também no elenco, “Serra das Almas” é uma produção da Carnaval Filmes em associação com a Urso Filmes. Confira as sessões do filme no Festival do Rio aqui.
A obra de Renata Pinheiro, diretora responsável pelos longas “Açúcar” e “Amor, Plástico e Barulho”, já volta sua atenção para uma personagem mais madura, no meio de uma crise existencial e financeira. De volta à sua cidade natal, a protagonista Glória Hartman (Marcélia Cartaxo) encontra um respiro de vida ao fazer uma descoberta fantástica nas ruínas onde viveu a escritora Clarice Lispector. Diante de cenas tão incríveis, Glória nunca mais será a mesma.
Estrelado ainda por Pedro Wagner e Grace Passô, “Lispectorante” é distribuído pela Embaúba Filmes. Confira as sessões do filme no Festival do Rio aqui.
Autora dos curtas “Au Revoir” e “Represa”, Milena Times faz sua estreia na direção de um longa em “Ainda Não é Amanhã”. O drama, distribuído também pela Embaúba Filmes, acompanha a jovem Janaína, que vive na periferia de Recife com sua avó e sua mãe. Primeira pessoa da família a ir para a universidade, a protagonista vê todos os seus planos em risco ao descobrir uma gravidez indesejada.
Com Clau Barros, Bárbara Vitória, Mayara Santos, Mário Victor, Cláudia Conceição e Guta Menelau no elenco, “Ainda Não é Amanhã” é uma produção da Ponte Produtoras e da Espreita Filmes, em coprodução com a Ventana Filmes. Confira as sessões do filme no Festival do Rio aqui.