Em Aveiro, secretária estadual de CT&I inaugura Porto Digital Europa
O Governo de Pernambuco está em Aveiro, Portugal, para inaugurar o Porto Digital Europa, o primeiro parque tecnológico brasileiro no continente europeu. Quem representa a gestão estadual é a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Mauricélia Montenegro, que está na cidade acompanhada do executivo de CTI, Kenys Bonatti, e os diretores de Inovação, César Andrade, e de Avanço Tecnológico, Teresa Maciel.
Como uma extensão internacional do Porto Digital Recife, o Porto Digital Europa tem como objetivo conectar o ecossistema de tecnologia e inovação brasileira com o mercado europeu, promovendo parcerias estratégicas, desenvolvendo projetos colaborativos e facilitando a internacionalização de empresas pernambucanas. “Estamos firmando um aditivo no contrato de gestão com o Porto, que inclui um programa específico para apoiar empresas locais a expandirem suas operações e fazerem negócios no exterior. Isso significa que, além de abrir portas para novos mercados, haverá uma maior conexão entre Pernambuco e iniciativas em Aveiro, criando transferência de conhecimento e, potencialmente, contratações de profissionais pernambucanos em projetos internacionais”, destacou a secretária Mauricélia.
Aveiro Tech Days – Em Aveiro até 06 de outubro, o time da Secti/PE também participa do Aveiro Tech Days, iniciativa com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura, incluindo o Brazil Tech Days, que chega em sua 3ª edição. O evento, realizado pelo Porto Digital e ApexBrasil em Aveiro, reúne uma programação voltada a empresários e investidores do setor de tecnologia e inovação. Serão quatro dias de atividades com foco na expansão europeia para empresas brasileiras, no programa de internacionalização Porto Digital, e no Fórum Ibérico de Internacionalização.
No Brazil Tech Days, os gestores da Secti/PE irão ministrar palestras e participar de rodas de discussão. Nesta terça-feira, 1ª de outubro, a secretária Mauricélia Montenegro participa da mesa redonda “O Porto Digital Europa enquanto hub de internacionalização empresas brasileiras de tecnologia na Europa”, junto ao presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Country Manager do Porto Digital Europa, João Barbosa, e o presidente do Softex Pernambuco, Yves Nogueira. “Aqui, vai ser um espaço para conversar sobre ciência, tecnologia e inovação, competitividade e como podemos fazer a conexão entre Pernambuco e Europa para levar mais desenvolvimento para o nosso Estado”, pontuou a Mauricélia.
No dia 02 de outubro, o executivo de CTI, Kenys Bonatti, apresenta no evento os Centros de Avanço Tecnológico (CAT). A diretora Teresa Maciel participa da atividade “O impacto da inovação na geração de valor na indústria” junto a Laís Xavier, presidente da Assespro PE/PB, e Eduardo Peixoto, CEO do CESAR. Já o diretor de Inovação, César Andrade, apresenta, no dia 03 de outubro, o Mercado Brasileiro Tecnologia, acompanhado de GerinoXavier, presidente da Fenainfo, e Fellipe Sabat, head de Inovação do Porto Digital.