Iran Ferreira de Melo lança “Linguística Queer” na Livraria do Jardim
O livro “Linguística Queer”, de Iran Ferreira de Melo, será lançado na Livraria do Jardim nesta quinta-feira, 24 de outubro. A obra apresenta uma abordagem investigativa da Linguística Aplicada, focando em discursos sobre gênero e sexualidade. O evento, que começa às 18h30, é gratuito e incluirá um bate-papo com o autor e uma sessão de autógrafos ao final.
Com 194 páginas e publicado pela Pontes Editores, “Linguística Queer” mergulha nas múltiplas maneiras pelas quais a linguagem influencia e é influenciada pelas construções de gênero e sexualidade, abordando questões essenciais para quem busca entender a diversidade de expressões identitárias em uma sociedade em constante transformação. Nele, Iran Ferreira de Melo explora como os discursos moldam as percepções de mundo, questionando normas e padrões estabelecidos.
Para isso, Ferreira se apoia em sua recente trajetória como linguista aplicado e analista crítico do discurso para desenvolver a série de textos que compõem o livro. Neles, o autor define o conceito de Linguística Queer, apresenta categorias essenciais para seu aprofundamento e analisa discursos contemporâneos. Além disso, explora as estruturas das violências motivadas pelo ódio à diversidade de gênero e sexualidade, propondo abordagens alternativas. A obra é direcionada a um público diverso, incluindo linguistas, educadores, ativistas sociais, estudantes e outros interessados no tema.
Em seu lançamento da Livraria do Jardim, Iran compartilhará com o público as reflexões que fundamentam “Linguística Queer”, além de abordar o processo de escrita do livro, as pesquisas que embasaram suas análises e a importância de promover diálogos mais inclusivos. O evento também será uma oportunidade para debater as implicações sociais dos discursos contemporâneos e como eles podem tanto perpetuar quanto combater a discriminação e o preconceito.
“Quero que o público se sinta instigado a refletir sobre como os discursos que nos cercam podem tanto reforçar quanto desafiar normas de gênero e sexualidade. Será uma oportunidade de compartilhar ideias, discutir temas que ainda são pouco explorados e ampliar os diálogos sobre diversidade e inclusão. Espero que essa troca seja enriquecedora para todos”, revela Ferreira.
Vale ressaltar que o evento é gratuito e que, para participar, é necessário confirmar a presença através do link do Sympla, disponível da bio do Instagram oficial da livraria, o @livrariadojardim. Os participantes também são encorajados a chegar com antecedência no local, para garantir um bom lugar e aproveitar todas as atividades preparadas.