No Ar Coquetel Molotov chega aos 20 anos; veja primeiras atrações
Chegando a sua 20ª edição no dia 21 de outubro deste ano no Câmpus da UFPE, o No Ar Coquetel Molotov anuncia de uma só vez as seis primeiras atrações de seu line-up, que terá mais de 15 horas de programação ao vivo. Celebrando a música brasileira, o No Ar vem trazendo ao Recife Luedji Luna, N.I.N.A, Irmãs de Pau, Deekapz, Tuyo e FBC, em show com participação de UANA. Os ingressos para o festival já estão à venda na Sympla e na Casa Moinho.
A baiana Luedji Luna, dona de uma das vozes brasileiras mais potentes da atualidade, retorna ao Coquetel Molotov a pedidos do público e para celebrar um novo momento na carreira. Ela apresentará músicas do seu mais recente álbum, “Bom mesmo é estar debaixo d’água – Deluxe”, e os maiores sucessos da sua discografia. Luedji Luna, aos 34 anos, já coleciona diversas indicações e prêmios e se tornou referência da música popular brasileira contemporânea. Voz ativa nas pautas raciais e feministas, mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.
Sempre guiado pela complexidade das emoções humanas e em constante movimento, o trio Tuyo forma uma combinação de sentimentos e sons difícil de ser encaixada em algum rótulo. Transitando entre organicidade e texturas eletrônicas, o trio formado por Machado, Lio e Lay Soares passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. Desde o EP de estreia, “Pra doer” (2017), passando pelo primeiro disco, “Pra curar” (2018), a banda recria a própria subjetividade não apenas em seus lançamentos, mas também nos palcos. Em 2021, a história da banda se cruzou com a do No Ar quando estiveram presentes em gravações para a websérie da 17ª edição do festival.
Lançando seu novo trabalho com o disco “O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta”, FBC explora as fases da dance music enquanto promove rimas sobre o amor e suas complexidades. “Esse lance de explorar o Miami Bass e entender como eram feitas as baterias eletrônicas da época foi o que guiou o disco anterior e, agora, eu pego este mesmo formato de pesquisa para estudar a Dance Music”, explica o rapper mineiro. Seu disco anterior, “Baile”, causou furor nas redes sociais, levou FBC a programas de TV e apareceu no badalado telão da Times Square, em Nova York. Parceira de feats de sucesso como “Facim” e “Quando o DJ toca”, a cantora UANA fará participação especial no show de FBC, sendo esta a primeira vez dos dois juntos num palco no Recife.
As outras três atrações são estreantes no festival e pisam pela primeira vez no Recife, sendo bastante solicitadas pelos fãs nas redes sociais. N.I.N.A é um dos principais nomes em ascensão na cena do Grime e Drill no país e se destacou pelo seu primeiro álbum, “Pele”, lançado ano passado. Oriunda da Cidade Alta, no Rio de Janeiro, N.I.N.A. fez parte da 13ª edição do Poesia Acústica ao lado de nomes como MC Cabelinho, Xamã e L7nnon. A cantora conquista seu próprio público e vira sensação na cena carioca com seus versos cheios de rima e potência, caminhando como atração principal em grandes eventos.
Quem também vem se destacando na cena e aporta no festival são as Irmãs de Pau. A dupla que bombou com o disco de estreia, “Dotadas”, está pronta para fazer o público ferver em outubro. A dupla é composta pelas multiartistas Isma Almeida e Vita Pereira, que constroem suas músicas a partir de influências transpretas e ritmos como o funk. Já se apresentaram em eventos como o Boiler Room, Festival Arti e o Bloco Meu Santo é Pop.
Fechando a primeira leva de atrações anunciadas, Deekapz, uma dupla de Campinas conhecida por fundir estilos de global bass com melodias tropicais e ritmos brasileiros. Paulo e Matheus se conheceram em uma festa b2b em 2014 e a partir daí, criaram a gênese deste com grooves e referências de um cenário mais conceitual, clean, com beats mais limpos e envolventes. A presença do DKVPZ nas pistas do Brasil inteiro com suas produções originais, remixes e flips já é tão grande que o som deles saiu do território nacional e atingiu o internacional, com um público fiel na Europa e nos Estados Unidos. Já assinaram faixas com nomes como Pabllo Vittar, Criolo, Tropkillaz e Arnaldo Antunes.
INSCRIÇÕES COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS – Com uma convocatória voltada a artistas, bandas, cantores e cantoras nordestinos, o Coquetel Molotov abre inscrições para a rodada de pitchings que ocorre em sua programação prévia, entre os dias 18 e 20 de outubro, no Recife. Esta é uma seletiva aberta, na qual os artistas podem apresentar seus trabalhos a produtores e agentes da cadeia produtiva nacional.
Ao todo, 60 inscritos serão selecionados para participar dos pitchings do Coquetel Molotov Negócios para falar de suas carreiras por cinco minutos. Uma novidade que o evento oferece aos participantes que não puderem estar de forma presencial é o envio de vídeos gravados para serem incluídos na programação.
E além dos pitchings para os selecionados, as bandas e artistas inscritos nesta convocatória terão acesso às oficinas e mesas/palestras da programação do Coquetel Molotov Negócios de forma gratuita. As inscrições para esta convocatória são gratuitas e realizadas pelo site www.coquetelmolotov.com.br até o dia 18 de agosto.
FESTIVAL – O No Ar Coquetel Molotov é o exemplo de um evento que cresceu sem esquecer de difundir premissas de igualdade de gênero, acessibilidade e sustentabilidade ambiental no ramo de eventos em Pernambuco. Nesta história de 20 anos, o Coquetel Molotov já foi realizado tanto em teatros quanto em espaços ao ar livre e, desde o ano passado, está ocupando o Câmpus da UFPE com vários palcos para apresentações e experiências diversas junto ao público.
Os 20 anos de história do Coquetel Molotov e seus inúmeros momentos inesquecíveis precisavam ser registrados e relembrados de alguma forma. Pois é assim que no segundo semestre deste ano vai ser lançado um documentário que resume um pouco a trajetória do No Ar. Com incentivo da Lei Rouanet, o CoquetelMolotov.doc traz depoimentos inéditos de gente que fez parte da produção do evento e de artistas que estiveram juntos do No Ar ao longo destas vinte edições.