Paço do Frevo oferece programação gratuita para crianças
Dizem por aí que o pernambucano já nasce com Frevo no pé. E para garantir que os minifoliões saibam mais e mais sobre a manifestação cultural, sua dança, música e o que a cerca, o projeto Frevações, do Paço do Frevo, trará, a partir desta quinta-feira (18), atividades culturais e lúdicas com a temática para crianças. A ação planejada para as férias escolares, com programação gratuita, visa aproximar meninas e meninos através de atividades voltadas para a dança, contação de histórias, customização de máscaras, de sombrinhas e até confecção de bonequinhos gigantes.
Com vagas limitadas, é preciso fazer inscrição prévia (links abaixo). O acesso ao museu se dá através de ingresso, que custa R$ 10 e R$ 5 (meia). Crianças até 5 anos têm gratuidade.
As Frevações contam com atividades de quinta a sábado, até o dia 3 de fevereiro, das 15h às 17h. Nas segundas-feiras de cada semana, serão abertas as inscrições para a programação referente à semana vigente.
Confira a agenda do projeto:
18.01| Brincando de Frevo – A atividade propõe um momento de interação através da dança com o público infantil. A ação acontecerá por meio de brincadeiras populares como Morto/Vivo, Pega-congelou, Batatinha-frita 1, 2, 3. A partir das brincadeiras, princípios de dança serão introduzidos, conduzindo as crianças ao aprendizado de passos do Frevo.
Faixa etária: 3 a 12 anos
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0lBSIm3t7cP73yDVf5c8YGbm4WPw_eMxgto9ywKdMUTaWoA/viewform
19.01| Customização de máscaras – Buscando fortalecer as brincadeiras populares ligadas ao Frevo e à preparação de adereços para o Carnaval, essa atividade tem como objetivo desenvolver a criatividade e fomentar o uso de máscaras ligadas às brincadeiras pertencentes ao ciclo carnavalesco.
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Inscrição: https://forms.gle/KfaKKAhX9uSuUYV18
20.01| Contação de histórias + Oficina de capa de discos – A atividade apresenta o Frevo de forma lúdica através da história infantil ‘A bolacha de música’, narrativa que personifica a fábrica de discos Rozenblit, as bolachas de música e os aparelhos tocadores de vinil. A contação traz o participante para a narrativa e oferece estímulos para se pensar como idealizar uma capa de um álbum, pensando cores que representam sensações, elementos físicos que dialogam com as músicas e mais.
Faixa etária: livre
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflSrOKwGhehIy5_SwQBaOUYGilVHuN9VsbpKHAFurNwR_tUw/viewform
25/01| Contação de história + Oficina de capa de disco
26/01 | Meu passo – Um resgate do surgimento do Frevo com ênfase em seus criadores e criadoras. Passa por alguns passos já catalogados e encerra com a possibilidade de criação de novos movimentos de Frevo.
Faixa etária: 12 a 16 anos
Inscrição: o link será divulgado pelo perfil do Instagram e site do Paço do Frevo na segunda-feira que antecede a atividade
27/01 | Brincando de Frevo
01/02 | Customização de máscara
02/02 | Confecção de bonequinhos gigantes – Atividade para trabalhar a criatividade em grupo, a partir de uma das tradições dentro da cultura popular do Frevo. Fortalecendo a tradição dos bonecos gigantes, convida as crianças a poderem fantasiar fazer parte de uma agremiação onde coletivamente irão customizar um boneco gigante adaptado com materiais de custo mais acessível.
Faixa etária: 6 anos
Inscrição: o link será divulgado pelo perfil do Instagram e site do Paço do Frevo na segunda-feira que antecede a atividade
03/02 | Customização de sombrinhas – Busca criar portas de diálogo do público com a manifestação do Frevo, usando um dos símbolos mais conhecidos, a sombrinha.
Faixa etária: 6 anos
Inscrição: o link será divulgado pelo perfil do Instagram e site do Paço do Frevo na segunda-feira que antecede a atividade
PAÇO DO FREVO – Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e o copatrocínio do Grupo SulAmérica. Conta com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.