Paço do Frevo recebe apresentações de Spok e Silvério Pessoa
O 9 de fevereiro se aproxima e, no esquenta para a fervorosa data que celebra o aniversário de 10 anos do Paço do Frevo e o Dia do Frevo, o museu promove um sábado especial, com apresentações de dois grandes representantes do nosso ritmo. Em palco armado em frente ao Paço, a festa deste 27 de janeiro começa às 15h30, com o projeto Spok e a Roda de Frevo, seguida, às 17h, por Silvério Pessoa e seu Frevo de Mesa. Quem quiser já chegar no encontro com visual de brilhos e lantejoulas, como convidam os festejos de Momo, pode conferir, na sexta-feira (26), a feira “No Corre do Frevo”, quando estarão à venda no hall do equipamento adereços carnavalescos de empreendimentos liderados por mulheres. O acesso a todas as ações é gratuito.
O Frevo de Mesa de Silvério propõe a mesma proximidade e interação de uma Roda de Samba, com o formato de artistas sentados e público ao redor. A apresentação se inicia às 17h e tem repertório de Frevo, samba, reggae, pop, brega, coco, maracatu e ciranda. Os ritmos são tocados em suas originalidades ou em diálogos entre si, apresentando canções conhecidas em cadência mais frenética. Silvério Pessoa, que sempre promoveu o hibridismo sonoro em seus trabalhos, conduzirá a apresentação de forma leve e fluida, acompanhado de músicos numa instrumentação base para todas as levadas rítmicas propostas. A direção musical é de Renato Bandeira.
O público que chegar mais cedo no Paço do Frevo, às 15h30, vai se lançar na Roda de Frevo comandada pelo Maestro Spok. O projeto, realizado pela Empetur em parceria com o museu e que no sábado passado fez uma linda estreia no palco do Paço, convida músicos e arranjadores para homenagear maestros, compositores e cantores de Frevo. Cada participante levará seu instrumento e suas composições para a roda com Spok. Frevos clássicos e inéditos estão no repertório do encontro.
FEIRA DE ADEREÇOS – Como parte das ações de incentivo ao mercado criativo do Frevo, o Paço realiza a feira “No Corre do Frevo”, com venda de adereços de Carnaval. A mostra trará empreendimentos liderados por mulheres e acontecerá nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, das 10h às 17h, no hall do museu, com entrada gratuita.
PAÇO DO FREVO – Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e o copatrocínio do Grupo SulAmérica. Conta com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.