Pernambuco é finalista de prêmio nacional de inovação digital
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é finalista na categoria Governo Estadual Transformador do Digital Transformation Awards, organizado pelo Instituto da Transformação Digital (ITD). O prêmio reconhece profissionais e organizações que se destacam em iniciativas de inovação digital no país.
Além de Pernambuco, os estados do Paraná e Mato Grosso também disputam na mesma categoria. O vencedor será escolhido por voto popular, e o anúncio será feito no dia 10 de dezembro, em São Paulo. A votação está aberta online até o dia 23 de novembro. Vote aqui e ajude Pernambuco a conquistar esse importante reconhecimento.
Para a Secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro, a indicação ao prêmio é um reconhecimento do esforço contínuo em promover a transformação digital em Pernambuco e uma prova do impacto positivo que as ações da Secti têm gerado no Estado. “Estar entre os finalistas reforça o papel estratégico que a ciência, tecnologia e inovação desempenham no desenvolvimento econômico e social de Pernambuco”, comentou a gestora governamental.
Para Montenegro, programas como o Cientista Arretado, por exemplo, são iniciativas inovadoras que conectam talentos locais a projetos desafiadores, como o desenvolvimento de soluções para problemas críticos de infraestrutura, a exemplo da contenção de encostas em áreas de risco, promovendo a criação de tecnologias de impacto social.
Outro destaque apontado pela gestora são os Espaços CRIA, laboratórios de experimentação tecnológica que oferecem ambientes colaborativos para estudantes desenvolverem projetos e compartilharem ideias. Esses espaços servem como hubs de inovação e fomentam o empreendedorismo entre os jovens, criando oportunidades para que talentos emergentes possam transformar suas ideias em negócios reais.
“O programa Pernambucanas Inovadoras é outra ação de relevância, que apoia o empreendedorismo feminino no Estado, incentivando a liderança e a criação de soluções tecnológicas por mulheres, fortalecendo a presença feminina no ecossistema de inovação e garantindo que Pernambuco se mantenha à frente nas discussões sobre diversidade e inclusão no setor”, reforça Mauricélia.
Além disso, o contrato de gestão com o Armazém da Criatividade, um braço do Porto Digital no interior do Estado, tem sido essencial para expandir a inovação para fora da capital, integrando as regiões e estimulando o desenvolvimento de novas soluções criativas. O Armazém oferece infraestrutura e suporte técnico para startups e empreendedores do interior, democratizando o acesso à tecnologia e contribuindo para a descentralização da inovação em Pernambuco.
A premiação
O Digital Transformation Awards é uma premiação anual organizada pelo Instituto da Transformação Digital (ITD) com o objetivo de reconhecer não apenas os projetos de maior impacto tecnológico, mas também aqueles que promovem desenvolvimento econômico e social por meio de soluções digitais.
O ITD é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à promoção da transformação digital e inovação. É pioneiro na implementação de uma metodologia baseada no modelo de Organização Autônoma Descentralizada (DAO). Em 2023, o ITD se tornou o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que realiza pesquisa aplicada, capacita profissionais e estabelece parcerias com setores público e privado, estimulando o desenvolvimento econômico e social no Brasil.