“Retratos Fantasmas”: Kleber Mendonça Filho constrói comovente álbum de família do Recife
Inovação é uma ideia que, ao mesmo tempo que prospecta o novo e expande horizontes, vai engolindo o que se tem ao redor. Desde 2016, o cineasta Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”, “Aquarius”) reuniu um registro extenso de imagens que abordam o adensamento acelerado dos grandes centros urbanos e, mais especificamente, do Recife. Tal estudo histórico e conjunto de memórias resultam no potente “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do diretor e roteirista, que estreia oficialmente nesta quinta-feira (24) nos cinemas.
No Recife, há alguns anos, se discute o confronto entre o progresso e o abandono – tema recorrente na filmografia de Kleber, que eventualmente usa a ironia para fazer críticas contundentes ao apagamento histórico da capital pernambucana em detrimento da construção de “projetos inovadores”, ou do que deveria ser uma grande metrópole.
A partir da perspectiva de Kleber e da janela do apartamento de Setúbal (bairro da Zona Sul do Recife), onde morou boa parte de sua vida e filmou várias de suas obras, o cineasta reflete sobre as mudanças que o tempo e as pessoas imprimem nos espaços. No primeiro ato, Kleber abre as portas do lar onde cresceu, localizado a 250 metros da praia de Boa Viagem, mergulha no passado e faz uma reflexão profunda sobre o mundo em constante mudança.
Um entusiasta da preservação da memória, Kleber constrói ao longo de três atos, que se complementam com maestria, um álbum de família da sua cidade-natal, em um tom narrativo que acena para o suspense e a melancolia. Diante de vultos que outrora fizeram parte de sua vida ou do cotidiano do Recife, ele acolhe seus fantasmas com muito respeito, dando a eles, através de imagens e memórias, a possibilidade de viver novamente.
Entre lugares e pessoas, espaços de poder que pereceram ao tempo e pessoas que deram vida a esses lugares, Kleber escreve uma carta de amor ao cinema e a sua cidade natal, um memorando histórico que joga luz sobre histórias que se apagaram com o tempo. “Retratos Fantasmas” é, talvez, a maior prova de que Kleber Mendonça Filho é mais que um excelente cineasta, mas também um ouvinte admirável, que sabe dar protagonismo a heróis que muitas vezes nem conhecemos.
Numa cidade em que tantas coisas desaparecem diante de nossos olhos, “Retratos Fantasmas” é um recorte afetivo que soa como uma jornada poética pelas ruas, vielas, pontes e memórias de um dos principais centros culturais do Brasil.
Veja o trailer: