Telecine trará sessões especiais de “Emilia Pérez” e “The Seed of the Sacred Fig” no Festival do Rio
De 3 a 13 de outubro, acontece a 26ª edição do Festival do Rio, um dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica brasileira. O Telecine estará presente com as sessões Telecine de “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, e “The Seed of the Sacred Fig”, do diretor dissidente iraniano Mohammad Rasoulof, ambas abertas ao público. Entre as coproduções do Telecine, “Os Enforcados”, “Baby”, “Malu” e “Kasa Branca” foram selecionados para a Competição Oficial de longas de ficção, a ‘Première Brasil’, enquanto “Avenida Beira-Mar” e “A Procura de Martina” concorrem na mostra ‘Novos Rumos’. No catálogo do Telecine — disponível no Globoplay, Prime Video Channels e plataformas de streaming das operadoras de TV paga —, a cinelist ‘Festival do Rio’ traz uma seleção de filmes que já passaram pelo evento.
Sessões Telecine
No dia 4 de outubro, a Sessão Telecine no Festival do Rio exibe “Emília Pérez”, no Odeon, às 21h45. O filme levou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Interpretação Feminina (dividido entre Selena Gomez, Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña e Adriana Paz) no Festival de Cannes, em maio deste ano, e foi escolhido pela França para representar o país na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional na premiação de 2025. No Brasil, o longa chegará aos cinemas pela Paris Filmes, em fevereiro de 2025, e no catálogo do Telecine, após a janela de exibição nos cinemas. Dirigido e escrito pelo premiado cineasta Jacques Audiard (“Ferrugem e Osso”, “O Profeta”), o filme acompanha Rita (Saldaña), uma advogada de um grande escritório que está mais interessado em libertar os criminosos do que em levá-los à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder do cartel, Manitas (Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance “Écoute”, de Boris Razon.
No dia 8 de outubro, às 21h, é a vez da Sessão Telecine de “The Seed of the Sacred Fig”, longa do diretor iraniano Mohammad Rasoulof que também fará parte do acervo Telecine. Por seu trabalho neste projeto, o cineasta foi condenado a oito anos de prisão e precisou se exilar na Alemanha para não ser encarcerado. O filme concorreu à Palma de Ouro neste ano e levou os prêmios: especial do júri, júri ecumênico, FIPRESCI, François Chalais (dedicado às obras que celebram os valores do jornalismo) e dos Cinemas Independentes Franceses (Prix des cinémas Art et Essai), além de ter sido escolhido pela Alemanha para representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Na trama, o cineasta, que também assina o roteiro, explora o clima de paranoia que permeou Teerã durante os protestos populares contra o autoritarismo do regime iraniano, encabeçados pelas manifestações de rua do movimento ‘Mulher, Vida, Liberdade’. A trama aborda essa crise pela perspectiva de uma família de classe média liderada por Iman (Missagh Zareh), um advogado dedicado que passa a atuar como magistrado investigador a serviço da Corte Revolucionária, cargo que o coloca na posição de validar diversas sentenças, inclusive as de morte. Em sua nova função, o homem entra em rota de colisão com sua esposa e filhas, que passam a questionar o papel dele no regime. Quando a arma de fogo que Iman guarda em casa desaparece misteriosamente, sua vida familiar cai numa espiral de desconfianças.
As duas sessões Telecine do festival vão oferecer combos gratuitos de pipoca e refrigerante para o público presente, além de uma dinâmica de cadeira premiada com brindes sorteados pela marca. Os ingressos podem ser adquiridos no site do festival.
Coproduções em competição
O Telecine também estará presente no Festival do Rio com seis coproduções em competição. Na Competição Oficial de longas de ficção, a marca estará representada por “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Malu”, de Pedro Freire; e “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal. Já na mostra Novos Rumos, concorrem “Avenida Beira-Mar”, de Maju de Paiva e Bernardo Florim; e “A Procura de Martina”, de Márcia Faria. Confira os horários das sessões.
Programação na TV e no streaming
Na TV, o Telecine Cult exibe duas programações dedicadas ao festival, com filmes que já passaram pelo evento em edições anteriores. No dia 3, a partir das 17h35, o canal exibe grandes sucessos internacionais em sequência: “Monster”, “Benedetta”, “Vidas Passadas” e “Retrato de Uma Jovem em Chamas”. Já no dia 8, a partir das 18h15, o segundo especial do Cult destaca longas brasileiros, com a exibição de “A Viagem de Pedro”, “A Porta ao Lado”, “Bacurau” e “Medusa”. No catálogo do Telecine — disponível no Globoplay, Prime Video Channels e plataformas de streaming das operadoras de TV paga —, a cinelist ‘Festival do Rio’ também traz uma seleção de filmes que foram apresentados no evento em anos passados.