‘Um Mar Colorido’: Loiça Coral promove oficina de pintura para crianças
A exposição “Loiça Coral”, que é inspirada na beleza dos arrecifes de corais e na relação do Recife com essas formações rochosas, ganhará uma nova etapa. É que as artistas Maria Eduarda Belém e Mariana Belém vão comandar uma oficina de pintura para a criançada intitulada “Um Mar Colorido”. A atividade é gratuita e será realizada nesta quinta-feira, 18, no Museu Murillo La Greca, no Bairro de Parnamirim, Zona Norte do Recife, para os pequenos com idades entre 5 e 10 anos.
Após a realização da atividade, a arte dos pequenos será incorporada à expografia do Loiça. “Eu e Mariana vamos estar lá acompanhando e o trabalho da oficina vai passar a fazer parte da exposição”, explica Maria Eduarda Belém.
A pintura manual em porcelana foi selecionada por ser um processo tradicional que remonta ao século VI. Cada peça é única, pintada à mão, e reflete a dedicação e a paixão das artistas pelo mar e seus habitantes. Além de serem obras de arte, os pratos também têm um caráter utilitário, podendo ser usados na decoração ou mesmo no dia a dia. Além disso, as artistas criaram também um painel surpresa que não estava previsto no projeto inicial.
O projeto “Loiça Coral” ficará exposto no museu até o dia 2 de fevereiro. As pré-inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/y2HFw5FDauiaQ6wd8.
Sobre as criadoras:
Maria Eduarda Belém – Recifense, graduada em Comunicação Social (UFPE), mestra e doutoranda em Design (UFPE), desenvolve projetos autorais de pesquisa e produção como artista visual e designer. Destacam-se nesse campo os projetos Plantas Mágicas de Pernambuco (@plantasmagicaspe), premiado pelo Funcultura, exposto em 2021, o projeto premiado pela LAB 2 Mata Branca, (@mata.branca_) de 2022, o projeto“ECO”, pela idealização, curadoria e produção-executiva (https://exposicaoeco.wordpress.com/), e o prêmio de bolsa de pesquisa e desenvolvimento de obra concedido pelo 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (https://issuu.com/zoludesign/docs/catalogo_47salao). Integra desde 2016 o coletivo de gravura Gráfica Lenta. Além disso, atua também gestora na área de Cultura e Economia Criativa, podendo-se destacar atuações como Coordenadora do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, entre 2019 e 2022, Gerente de Economia Criativa no Núcleo de Gestão do Porto Digital, entre 2014 e 2016 e Diretora do Centro de Formação de Artes Visuais da Prefeitura do Recife, entre 2010 e 2012. Atualmente é Gestora do Observatório Torre Malakoff, equipamento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
Mariana Belém – Graduada em Design Gráfico pela UFPE em 2004, Mariana Belém atua como artista plástica, designer e ilustradora. Atualmente é criadora, gestora e produtora de sua marca autoral Maroca Desenha, onde customiza diversas superfícies (papel, tecido, móveis, vidro, porcelana e murais), através de processos manuais e industriais. Dentre os trabalhos realizados, ilustrou o livro Infantil “O pinguim Azul de Miguel”, pela editora 4 cantos em 2016. Em 2020 foi a artista escolhida para customização das garrafas de Champagne da marca Chandon para o Baile da Vogue, e também criou murais artísticos para as unidades da rede Laces and Hair no sudeste (São Paulo e Belo Horizonte). Na área têxtil, desenvolveu estampas exclusivas para as coleções “Há mar” (dez/2019) e “Olhar de 3” (junho/2021) da marca recifense FIRULINHA. Também participou de algumas exposições artísticas coletivas como “3 Lugares Diferentes” (Espaço MUDA).