“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” é um resumo caótico e divertido da adolescência
Se a adolescência já é um período difícil e muitas vezes traumático para a maioria das pessoas, imagina passar por todos os desafios dessa fase quando você e seus irmãos são tartarugas mutantes que vivem no esgoto com seu pai ratão? Essa é a proposta de “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”, longa-metragem de animação que estreia nesta quinta (31) nos cinemas brasileiros.
Uma das coisas mais incríveis sobre as Tartarugas Ninja é como o título consegue se renovar com o passar do tempo. Desde os quadrinhos com uma pegada mais sombria aos filmes dos anos 1990, os répteis mutantes sempre conseguem manter seu carisma, conquistando o público de formas diferentes. Mesmo nas mãos no Michael Bay (“Transformers”), em 2014, nossos heróis conseguiram se destacar no meio das inúmeras explosões, sem falar nas diferentes animações que moldaram as Tartarugas que vemos hoje.
Em “Caos Mutante”, os diretores Jeff Rowe (“A Família Mitchell” e “A Revolta das Máquinas”) e Kyler Spears embarcam nos problemas da adolescência vividos por Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello para criar um filme com bastante humor e aventura, cujo maior acerto é mostrar como esses jovens querem apenas ser aceitos e ter uma vida normal, ir para a escola e fazer amigos fora do esgoto. A jovem April O’Neil, dublada no original por Ayo Edebiri (“O Urso”), ajuda a criar essa relação entre os desafios sociais vividos pelas Tartarugas com os de qualquer adolescente deslocado. É gostoso ver como as relações se constroem de forma orgânica, resultando na amizade que quem acompanha as Tartarugas já conhece.
Temos ainda o Mestre Splinter (Jackie Chan) como um pai superprotetor que teve uma péssima experiência com humanos e, portanto, faz de tudo para proteger seus filhos dos perigos do mundo: afinal, as pessoas destroem tudo aquilo que não entendem, sendo capazes de sequestrar e ordenhar até mesmo quem não tem mamilos (um dos momentos “quinta série” do roteiro do eterno adolescente Seth Rogen).
“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” é um filme para ver com a família, com cenas de ação muito bem animadas, um desenho de personagem que dá gosto de ver e o coração no lugar certo.